sábado, 29 de setembro de 2012

Casamento VI




Já a noiva do Renascimento, em conseqüência da ascensão da burguesia mercantil, passou a se apresentar com mais luxo, em vestidos de veludo e brocado, ostentando o brasão de sua família e as cores da família de seu noivo. 
E neste momento entra em cena a thiara, que passa a ser um adereço obrigatório, antecedendo a conhecida grinalda dos dias de hoje. Uso de anéis era importante para demonstrar o poder financeiro do novo casal. 
A corte católica espanhola, no final do Renascimento, determina o preto como cor correta a ser usada, como sinal de moral religiosa. No sul do Brasil sob influência da imigração alemã e em outras regiões do interior do país, as famílias guardam retratos de noivas que, até por volta de 1910, casavam de negro. 
Mas o interessante é que neste período, de imposição de um tom escuro para as noivas, é que surge o tradicional vestido branco, vigente até os dias de hoje, reinando absoluto como sinal de bom gosto e elegância. 
Existem três teorias para o surgimento do branco. Uns afirmam que a primeira a se vestir de branco foi a italiana Maria de Médici, que aos catorze anos se casou com o herdeiro do trono francês, Henrique IV. Era católica, mas não concordava com a estética religiosa, e escolheu um brocado branco para demonstrar toda a exuberância de sua corte. Mas o grande efeito foi causado pelo decote quadrado com o colo à mostra. “Rica veste branca, ornada em ouro, que mostrava o candor virginal da noiva” – foram as palavras escolhidas por Michelangelo Buonarote, grande artista da época, para descrever o vestido. 


Cerveja-Garrafa Centerpiece-3



Queda-Casamento-Convites

Noiva-em-CardiganQueda-amarelo-e-casamento de Brown--Flores-6

Cerveja-e-Nut-Bar-Casamento de Idéias-1

Cerveja-e-Nut-Bar-Casamento de Idéias-2Centerpiece-rústico-2

Brown-e-amarelo-casamento-Centerpiece

Cerveja-Garrafa Centerpiece-2Apple-Lugar-Cards

Kraft-papel-Menu

Queda-amarelo-e-casamento de Brown--Flores-1Amarelo Fall-casamento-de Idéias-3
http://mariadevoz.com.br/blog/br/vestido-de-noiva/

Tenham um ótimo fim de semana...

 Anajá Schmitz

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Casamento V


No período Rococó os vestidos passaram a ser confeccionados com tecido brilhantes, brodados com pedrarias, com babados de renda nas mangas e decotes. As cores prediletas eram as florais em tons pastel. Peculiarmente as noivas usavam um peruca conhecida como Pouf de Sentimento, onde era colocado um cupido, o retrato do noivo, frutas e verduras que representavam a abundância para o novo lar. 

A discrição e o puritanismo chegou com a Revolução Francesa. Ao traje branco, símbolo do caráter e da pureza virginal da noiva, ganhou acessórios: véu branco e transparente, significado de sua castidade, preso à cabeça por uma guirlanda de flores de cera. O linho, a lã e os tecidos opacos passam a ser mais adequados. 

Desde então o traje nupcial é branco, sendo que as variações existentes acontecem no formato, corte e volume, de acordo com a moda corrente. Não podendo deixar nunca de ser o mais luxuoso que uma mulher usará em toda a sua vida. 
O papa Pio IX declarou que as noivas deveriam usar o branco como símbolo da Imaculada Conceição, do mesmo modo de Maria, a Imaculada. A noiva do Romantismo passa também a usar um adereço de mão, que poderia ser um terço ou livrinho de orações. Com o Iluminismo, no final do Século XIX, o branco ganha mais uma interpetração: a idéia de luz, e a noiva agrega ao seu traje a flor de laranjeira, sinônimo de fertilidade. 
O estilo Liberty impôs que a noiva fosse uma flor: pura como o lírio, nobre como a rosa, delicada como a margarida, apaixonante como a orquídea. Nas mãos um buquê de flores colhidas no dia. A noiva que melhor representa este período foi a princesa Sissi, que se tornou Imperatriz da Áustria ao se casar com Francisco José, em 1854.

Rica-e-elegante-casamento-Table
Fixá-lo

Fome-Games-Inspirada-casamento Shoot--a-Naturalmente-Yours-Eventos-e-Anthony-Barlich-Fotografia-3Decadente-casamento-Table


Protea-Kumquat-eucalipto-Lisianthus-Casamento-FloresCameo-casamento-Colar

Única-e-Exotic-casamento Bouquet-

Royal-Inspired-casamento-TablePão-de casamento

Dark-e-Unique-buquê-Fome-Games-Inspirada-casamento-shoot-por-naturalmente-seu-Eventos-e-Anthony-Barlich-Fotografia-9

Bolo-Table-Sobremesa Bar-

Fome-Games-Inspirada-casamento-shoot-por-naturalmente-seu-Eventos-e-Anthony-Barlich-Fotografia-13Fome-Games-Inspirada-casamento-shoot-por-naturalmente-seu-Eventos-e-Anthony-Barlich-Fotografia-4

Fome-Games-Inspirada-casamento-shoot-por-naturalmente-seu-Eventos-e-Anthony-Barlich-Fotografia-1


http://mariadevoz.com.br/blog/br/vestido-de-noiva/
http://www.elizabethannedesigns.com/blog/2012/04/10/hunger-games-inspired-wedding-shoot/



Tenham um ótimo fim de semana...

 Anajá Schmitz

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Casamento IV



“O véu é um adorno que quase noiva nenhuma abre mão. Por isso fomos à fundo para descobrir de onde ele surgiu , porque é usado e quais são os tipos existentes. O véu surgiu na Grécia antiga com a função de proteger a noiva de mal olhado e de outros admiradores. Significa também a transição da vida de solteira para a vida de casada.
O modelo do vestido, o formato do rosto, a altura, o horário e a formalidade do casamento são fatores que devem ser levados em conta para a escolha do modelo mais adequado.
Os curtos são ideais para casamentos ao ar livre, durante o dia e informais. Criam um visual mais leve com menos seriedade.
Podem ser na altura dos ombros, cotovelo ou médio( altura da cintura).
-Ombro: ideal para um visual mais leve, combina muito bem com vestidos curtos e tomara que caia. São muito indicados para casamentos durante o dia, em jardins ou no campo.
-Cotovelo: exceto vestidos de calda, esse tipo de véu combina com qualquer outro tipo de vestido. Seu comprometo bate no ombro, coincide com a cintura.
-Médio: seu comprimento bate um pouco abaixo do dedo da noiva. A única restrição para esse modelo é usa-lo com vestidos curtos.
Já os longos são mais sofisticados e ideais para cerimônias formais à noite.
Véu Catedral: bem comprido, seu tamanho varia entre 2,5 e 5m. É combinado com vestidos longos e perfeito para cerimônias em ambientes fechados de preferencia após as 20h.”

A origem do uso do véu esta na antigüidade quando era usado como parte do vestuário feminino, principalmente pelas mulheres da nobreza, pois sua pele devia ser clara. As camponesas tinham a pele escura curtida pelo sol. A função do véu era proteger os cabelos e a pele do rosto e pescoço contra danos causados pelo sol e pelo vento.
O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também de outros possíveis admiradores.
Na Idade Média, o uso do véu entre as mulheres dos povos Anglo-saxões se dava apenas entre as mulheres casadas, e jovens solteiras não podiam usa-lo.
O véu tem seu significado religioso no Cristianismo pois ele aparece em todas as representações de Maria, Mãe de Jesus Cristo. O uso do véu na igreja era comum antes da década de 1960.
O véu da noiva também esta ligado a mitologia, pois Ishtar, a antiga Deusa do Amor, surgiu das profundezas e os vapores da terra e do mar cobriram-na ” como um véu “.
O véu é uma peça misteriosa pois ao mesmo tempo que esconde, destaca a beleza da donzela.
A Grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados. Quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza.
Hijab (véu), quer dizer, em árabe, ‘o que separa duas coisas’. O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa.
O véu dá a noiva uma aura angelical, quase divina, por isso é considerado símbolo da pureza e foi incorporado ao traje da noiva, devendo então ser sempre no tom branco. Historicamente, as noivas usavam o véu caindo sobre as costas no dia do matrimônio como prova de virgindade e da cor branca para ressaltar a pureza.










http://www.whisperwoodcottage.com/2011/11/burlap-month-features-10-burlap.html
http://zankyou.terra.com.br/p/a-delicadeza-e-romantismo-dos-vestidos-de-noiva-po-de-arroz
http://thefavoritefashion.blogspot.com.br/2012/07/casamentos-7-veu-de-noiva.html
http://www.lafoto.com.br/blog/uncategorized/veu-de-noiva/
http://lafoto.wordpress.com/2008/03/10/curiosidades-sobre-o-veu-da-noiva-grinalda-e-mantilhas/

Tenha um ótimo dia.
 Anajá Schmitz

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Casamento III



Foi com os romanos civilizados que surgiu a concepção de se criar trajes inéditos e diferenciados para a cerimônia do casamento. As romanas vestiam uma túnica branca e se envolvia com um véu de linho muito fino de cor púrpura, que levava o nome de flammeum. Nos cabelos, tranças ornadas com flores de verbena. 
Após a queda do Império Romano a referência passou a ser a corte bizantina, onde as noivas se casavam com sedas vermelhas bordadas em ouro e traziam no cabelo tranças feitas com fios dourados, pedras preciosas e flores perfumadas. 
Na Idade Média a consolidação do cristianismo impôs ao matrimônio uma carga religiosa sacra, que perdura, em parte, até os dias de hoje. Surge o vestido de noiva, propriamente dito, com uma simbologia de poder e com uma função social determinada. A noiva era apresentada à sociedade com todas as suas jóias – broches, tiaras, braceletes, vários colares e muitos anéis (podendo ser mais de um em cada dedo), com um vestido vermelho ricamente bordado e sobre a cabeça um véu branco bordado com fios dourados. O vermelho remetia à capacidade da noiva de gerar sangue novo, dando continuidade ao clã, e o véu falava da sua castidade. 
Avançando um pouco mais na história, chegamos às noivas burguesas, de uma classe recém criada e que queriam mostrar todo o seu poderio frente à nobreza. Ela era mostrada com o ventre saliente, demonstrando a sua capacidade de procriar.

Rústico Woodsy-tablescape


Branca de Neve-Inspired-casamento Shoot-por-SB-Childs-Fotografia-5Branca de Neve-Inspired-casamento Shoot-por-SB-Childs-Fotografia-6

Vermelho-ouro-e-Moss-Convite-

Branca de Neve-Inspired-casamento Shoot-por-SB-Childs-Fotografia-8Cristalizadas-Apple-ajuste de lugar-

Woodsy-Rústico-tablescapeNatal-Tabela


Branca de Neve-Inspired-casamento Shoot--a-abril-Foster-Eventos-2Branca de Neve-Inspired-casamento Shoot-por-SB-Childs-Fotografia-3


Branca de Neve-Inspired-casamento Shoot-por-SB-Childs-Fotografia-7Branca de Neve-Inspired-casamento Shoot-por-SB-Childs-Fotografia-9

Branca de Neve-Inspired-casamento Shoot--a-abril-Foster-Eventos-1


Tenham um ótimo dia...

 Anajá Schmitz