terça-feira, 30 de abril de 2013

Um desconforto


Coisa mais ruim é ter chulé. Imagina chegar toda chique numa loja  e querer experimentar sapatos da moda.  Vem a moça toda faceira com os sapatos e agente disfarçando para tirar o velho calçado.  Por mais que se distancie, o vendedor só falta se atirar em cima do cara. Que situação. Mas eu acho que uma porcentagem deste cheiro característico se deva aos sapatos feito com material ruim. Lembrei de uma história que meu tio contava. Lá para o interior naquele tempo homem macho não usava sapato era pés descalço. Eles andavam no campo por cima de rosetas e nada perfurava aquele couro duro e ressequido, cortar unha era coisa de marica.
Tio pedrinho contava que ele e  um amigo foram para cidade servir no quartel. Tiveram que colocar sapato, índio grosso da campanha, ficaram com pés esmagados dentro das botinas de couro cru. Babudo, seu amigo, falou que não aguentava aqueles sapatos apertados e meu tio  disse os meus estão esgaçando com a força do pé. Lá pelas tanta Babudo olhou para os pés de tio Pedro os dedões estavam meio metro para fora do sapato. O porco relaxado não cortou as unhas, elas cortaram o couro do sapato de tão apertados. Até hoje os amigos e familiares tiram sarro deste fato. 


Compartilho com vocês dicas  para acabar com chulé :
  • É preciso lavar os pés todos os dias com água e sabonete para a retirada do suor e do mau-cheiro anterior. Um ótimo aliado na hora da lavagem é a bucha vegetal que ajuda a eliminar possíveis resíduos de pele morta (as bactérias adoram estes resíduos!).
  • Mas não basta somente lavar os pés e esquecer-se de secá-los. É necessário o uso de uma toalha para secar  os pés, os dedos, e entre cada dedo. Secar os pés com cuidado ajuda inclusive prevenir frieiras e micoses.
  • Nunca use sapatos ou tênis sem meias! O suor produzido não será absorvido pelo sapato, fazendo com que apareça a sensação de que o pé está quente e molhado. Após a retirada dos sapatos você se livrará da sensação tátil, mas não da olfativa!
  • As meias devem ser trocadas todos os dias, e de preferência ser de algodão, pois absorvem melhor o suor e deixam o pé respirar, ao contrário das meias sintéticas que retém toda a umidade e calor, deixando os pés quentes e sufocados!
  • Se você tiver uma variedade maior de sapatos, o ideal é que seu uso seja alternado. Deixe o sapato do dia anterior “descansando”, de preferência ao sol, pois ele ajuda a secar a umidade e a eliminar o mau cheiro impregnado.
  • Usar tênis e sapatos somente quando necessário. Não faz sentido usá-los dentro de casa, ou permanecer com eles após chegar do trabalho. Dê folga aos pés e opte por um chinelo confortável!
  • Ao menos uma vez por semana faça uma esfoliação nos pés, ela complementa a lavagem e a eliminação das células mortas adoradas pelos fungos e bactérias.
  • Você pode também optar por utilizar aqueles talcos próprios para os pés. Eles ajudam na absorção da umidade, e algumas substâncias anti-sépticas auxiliam na eliminação das bactérias.